Cobá é o tipo de lugar que muita gente nem sabe que existe. Fica localizada a 44 km de Tulum e é uma ótima sugestão de passeio para fazer junto com as ruínas de Tulum.
Cobá significa água em abundância e o sítio arqueológico está localizado entre duas lagoas. Esse sítio arqueológico (uma cidade na verdade) data da era pré-colombiana maia.
Estima-se que mais de 50.000 pessoas moravam em Cobá e que a área inteira construída era de mais de 80 km². Hoje, o sítio arqueológico cobre uma área de 6 km². Ou seja, o espaço é grande e você até pode fazer a pé, mas não é recomendável.
Um passeio por Cobá, México
Eles oferecem um serviço de ‘bike táxi’ que custa 100 pesos por uma hora e o próprio aluguel das bicicletas que custa 35 pesos . Nós fomos com o ‘bike táxi’, mas recomendo a a bicicleta para os mais animados. Mas já aviso que o calor é insuportável e por mais que Cobá fique no meio da ‘selva’, isso não significa que o lugar é mais fresquinho.
Outra coisa um tanto quanto insuportável em Cobá é a insistência dos guias. Em teoria, você pode entrar no sítio arqueológico e visitar tudo por conta própria com seu guia impresso, mas prepare-se para uma abordagem constante dos guias que irão te falar que só com eles você entenderá como era a vida em Cobá. Acho até interessante, não fosse o valor (se estou bem nas contas e na conversão, acho que era algo próximo a U$50). Não sei se vale a pena. Uma guia impresso já te ajuda bastante a identificar os lugares.
Cobá é uma museu a céu aberto. Se você curte história, provavelmente irá amar.
* A entrada custa 57 pesos e é grátis nos domingos para os mexicanos.
4 comentários
Que bom que vc foi a Cobá. Esse e Palenque foram os melhores complexos que vi no México. Bem melhores que o mais famoso Chichen Itzá
Eu curti demais Cobá. Chicken Itzá não deu para ir por causa das chuvas. Pena!
Desculpa a indiscrição. mas quanto vc gastou lá ( em R$) fora as passagens??
Abraço e adorei as fotos, é meu sonho conhecer o mexico!
Então Talita, eu coloquei todos os valores dos passeios nos posts, mas como eu fui convidada pelo Departamento de turismo da região de Riviera Maya para conhecer o destino, eu não gastei muita coisa. Mas de maneira geral, eu achei o México bem acessível. Tem hotéis muito bons (na baixa temporada) por U$60, hostel por U$10, refeições boas em restaurantes por U$15 (ou menos) e as entradas dos pontos turísticos fica na base dos U$6. Fiz várias dessas coisas na Cidade do México (que fiz por conta) e gastava nessa média por dia.