Escolher o que levar na mala de mão é uma das principais decisões de todo viajante. Essa é a mala que carregamos por todos os cantos e a que carrega nossos itens mais valiosos. Ainda não cheguei no patamar de viajar só com a mala de mão (quem sabe um dia, não é mesmo?), mas tenho tentado viajar com uma mala de mão cada vez mais leve. Veja o que é importante levar na mala de mão.
Veja como escolher uma mala de viagem
Afinal, o que levar na mala de mão?
Eu trabalho sempre com o pior cenário: extravio da bagagem despachada. Penso: o que preciso colocar na mala de mão para manter a dignidade enquanto a mala despachada não aparece ou até conseguir pisar em alguma loja e comprar roupas?
Além dos itens de valor que nunca devem ser despachados, como máquina fotográfica e eletrônicos (laptop, tablet, celular, ipod, etc.), joias e relógios (para quem leva) e a própria carteira com os documentos pessoais eu carrego comigo na mala de mão:
Remédios
1 Óculos de sol (levava óculos de grau também antes de fazer minha cirurgia da miopia)
Uma troca de roupa (incluindo roupa íntima)
Uma pequena nécessaire com artigos de higiene básicos e um desodorante roll-on (todos com tamanho mini para não ter problemas na hora do embarque). Veja como arrumar uma nécessaire de viagem.
Extras: são coisas que eu não vivo sem, mas aí tem que ver o quanto é realmente primordial na sua viagem.
1 travesseiro para o pescoço (principalmente para voos longos)
1 máscara para os olhos, o famoso “tapa-olho”. Nem todas as companhias aéreas andam disponibilizando esse item nos voos internacionais
1 manta – eu comprei uma manta específica para voar. Morro de nojo das mantas disponibilizadas no avião e acho que não esquentam nada. Mas, novamente: isso é frescura minha. Um casaco já resolve o problema do ar-condicionado.
E o que não levar na mala de mão – itens proibidos
Agora chegou a hora de falar do que é proibido levar na mala de mão. É bom ter cuidado, pois você pode perder os itens quando passar no raio-x, ok?
Líquidos com mais de 100 ml (shampoo, condicionador, perfume, protetor solar, etc.)
Explosivos e líquidos inflamáveis
Objetos pontiagudos (facas, canivetes, tesouras, estiletes)
Fósforos e isqueiros
Aerosol (spray, desodorante, etc.)
E o que não pode faltar na sua mala de mão?
22 comentários
Carregador de celular..imprescindível.
E dependendo da duração da viagem o bom e velho Dramin rs.
Exato. Dramin também é um bom amigo 🙂
Esse post é muito, muito útil, porque eu juro que eu sempre soube, mas nunca pus em prática, e ano passado em Houston, pegamos um tornado, já tínhamos despachado as malas e conlusao: tive que ficar mais 4 dias em Houston sem uma calcinha reserva….Tive que comprar tudo , tudo de novo! Aprendemos depois dessa. Saludos! Mel,
Muito bom o post, dicas valiosas!! E hoje em dia, com companhias aéreas é bom mesmo sempre se prevenir para os piores cenários!! rsrs
Post bem prático e interessante. Como nunca tive mala extraviada, nunca pensei em ter uma muda de roupa em minha mala de mão! É bom para se pensar nisso, né?
Dependendo do destino eu às vezes levava um guarda-chuva mas, em alguns aeroportos, a segurança implicava…
Eu despacho um mini guarda-chuva na mala. Sempre útil em vários destinos. rs
Bom, além dos itens que você citou eu tenho um kit sobrevivência, uma necessaire com um travesseiro de pescoço inflável (odeio tralha), máscara, protetores auriculares, uma caneta para preencher formulários, pasta e escovas de dente mini, hidratante e pente e meia. Ah não levo somente uma muda de roupa não, acabo levando mais pois tenho medo de extravio de malas rs
bjs
Dani Bispo
Escova e pasta de dente ficam na minha necessaire e levo sempre mini também, assim como a escova de cabelo (mini também).
Máscara de olhos eu sempre teve uma reserva na necessaire tambpem e meia no kit “roupa íntima”. risos
Caneta e o travesseiro de pescoço eu esqueço às vezes (esqueci na última). rs
Esses post são maravilhosos, sempre nos ajudam muito na hora de lembrar de tudo rsrs. Eu gosto de sempre levar um par de meias pq passo sempre muito frio rsrs.
Eu também levo um par extra de meias – está incluso na parte “roupa íntima”.
Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem na hora de viajar. Gostei muito de suas dicas.
Sou bem clean na minha mala de mão e muitas vezes já arrisquei despachar quase tudo… aí é rezar pra chegar, rs… Várias vezes fiquei desesperada com a mala sendo uma das últimas da esteira e pensando ‘será que vai ser dessa vez que me ferrei? ‘ rs…
Eu era assim, até ver acontecer com meu amigo. Ele viajou sem mala de mão e – literalmente – só com o passaporte e carteira. Despachou até a câmera. Quando chegamos em Bangkok, cadê a mala? Um horror! Por sorte já tinha ido para Bangkok e sabia mais ou menos onde comprar as coisas. Tivemos que comprar de escova de dentes a cuecas. Depois daquela, achei que valia a pena carregar um pouco mais de peso e fazer um kit básico de sobrevivência na mala.
Também sempre faço a mala de mão pensando como se a mala fosse extraviada. Boas dicas =)
Melhor se prevenir do que remediar.
Muito bom! Ainda estou aprendendo aos poucos a arrumar a mala, já que sempre caio numa furada! Obrigada pelas dicas, agora acho que descomplico na hora de arrumar a mala de mão!
Quem não erra fazendo a mala? rs
Eu continuo errando.
Oi Fernanda! Tudo joia?! Ando tentando levar toda a minha bagagem dentro do avião ultimamente. Tenho viajado leve e com o básico para viagens mais curtas, evitando despachar bagagem e maximizando os benefícios de uma experiência rápida para embarcar e desembarcar. Tô gostando hein! Parabéns pelas dicas! Abração!
Esse é meu sonho, mas ainda não cheguei lá.
Oi Fernanda! Que manta você usa? As que tenho ocupam muito espaço!!
Não ocupam muito. Comprei no mercado. É um modelo parecido com esse aqui. https://www.dafiti.com.br/Manta-Solteiro-Corttex-Home-Design-150x200cm-Azul-2078182.html?gclid=CL7mp4filtECFQkGhgodd_8Gig