Em novembro/dezembro de 2017 estive novamente em Portugal e fiquei 15 dias viajando pelo país. Voei de Paris para o Porto de lá fui descendo até Évora. Algumas considerações: 1) o roteiro parece estranho com tantas paradas em Lisboa, mas isso foi proposital. Viajei com duas amigas e cada uma participou de um trecho da viagem. E nesse meio tempo em que parei em Lisboa eu tinha alguns compromissos agendados. 2) Se eu mudaria alguma coisa nesse roteiro? Sim! Várias. Por isso coloquei abaixo o meu roteiro real e logo em seguida o roteiro que eu recomendo que você faça (até porque eu já conhecia a maioria das cidades, por isso dediquei tão pouco tempo para algumas delas).
Importante: esse roteiro foi feito de carro. Na verdade aluguei dois carros. Aluguei o primeiro carro no Porto e devolvi esse mesmo carro em Lisboa. Não valia a pena ficar pagando estacionamento em Lisboa, até porque em Lisboa só utilizei o transporte público. Depois aluguei um outro carro para seguir viagem até o Alentejo.
Coloco abaixo o 15 dias em Portugal que eu fiz em meados de novembro e dezembro de 2017.
Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu fiz)
Dia 1 – Porto
Dia 2 – Guimarães/Braga
Dia 3 – Viana do Castelo
Viana do Castelo era um sonho antigo, mas ficou bem fora do mão no roteiro que eu fiz e a chuva não deu trégua, o que me causou uma má impressão.
Dia 4 – Alcobaça/Fátima/Batalha
A ideia era ir de Viana do Castelo para Coimbra, mas como estava chovendo decidimos desviar e ir para Alcobaça/Fátima/Batalha que tinham mais atrações “indoor” e deixamos o dia seguinte para Coimbra.
Dia 5 – Coimbra
Dia 6 – Nazaré/Óbidos
Dia 7 – Lisboa
Dia 8 – Lisboa
Dia 9 – Évora
Dia 10 – Évora
Dia 11 – Vinícolas do Alentejo
Dia 12 – Cabo da Roca/ Praia do Guincho/Boca do Inferno
Como era inverno, não cheguei a aproveitar as praias.
Dia 13 – Lisboa
Dia 14 – Lisboa
Dia 15 – Lisboa
Roteiro 15 dias em Portugal (o que eu recomendo)
Dia 1 – Porto
Para quem nunca foi para Portugal, vale a pena deixar dois dias para o Porto.
No Porto, eu já fiquei no Hotel da Música e no Hotel Teatro, ambos muito bons.
Dia 2 – Porto
Guimarães é daquelas cidades fofinhas que dá vontade de guardar em um potinho. Eu combinei com Braga, mas acho que cada uma merece um dia.
Braga foi a grande surpresa da minha viagem. Eu sabia da fama de “uma igreja em cada esquina”, mas não esperava que a cidade seria tão charmosa.
Em Braga, eu fiquei no hotel Ibis Centro. Bom barato e central. O estacionamento custou €5 por dia.
Dia 5 – Coimbra
Admito que não sou lá muito fã de Coimbra. Já fui algumas vezes, já fiquei alguns dias na cidade, mas ainda não me convenci que a cidade merece mais do que um dia.
Em Coimbra eu fiquei no Hotel Oslo, central e com estacionamento gratuito.
Dia 6 – Alcobaça/Fátima/Batalha
A não ser que você seja muito religioso, eu acho perfeitamente possível fazer Alcobaça/Fátima e Batalha no mesmo dia (se você estiver de carro).
Dia 7 – Nazaré/Óbidos
Nazaré é conhecida por ser a cidade das ondas gigantes, o “Hawaii de Portugal” e eu achei a cidade uma graça. Uma grata surpresa nesta minha última viagem para Portugal.
Óbidos é uma vila minúscula (minúscula mesmo), então é perfeitamente possível encaixar com outra cidade. Inclusive muita gente acaba encaixando no roteiro com Fátima/Alcobaça e Batalha. Eu particularmente acho puxado demais.
Dia 8 – Lisboa
Lisboa é minha cidade preferida em Portugal e acho que merece pelo menos 3 dias. Segue aqui uma sugestão de roteiro de 3 dias em Lisboa.
Dia 9 – Lisboa
[su_service title=”Em Lisboa, já fiquei e recomendo os seguintes hotéis:” icon=”icon: hand-o-right” icon_color=”#482cf4″ size=”24″]
Marquês de Pombal | InterContinental Lisboa | HF Fenix Garden | Expo Astoria Baixa | Browns Downtown | Hostel Travellers House[/su_service] |
Dia 10 – Lisboa
Dia 11 – Sintra
Eu adoro Sintra. Acho um bate-volta perfeito desde Lisboa. Segue aqui uma sugestão do que fazer em Sintra.
Dia 12 – Cabo da Roca/ Praia do Guincho/Boca do Inferno
Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. A Praia do Guincho é uma das mais bonitas da região próxima a Lisboa e a Boca do Inferno é um dos lugares mais interessantes que conheci em Portugal.
Leia mais sobre a Boca do Inferno.
Dia 13 – Évora
Évora é bem pequena e infelizmente uma de suas principais atrações, o Templo Romano (Templo de Diana) está passando por uma reforma (ao menos estava em novembro/17). Outra atração popular é a sombria Capela dos Ossos.
Em Évora fiquei no Hotel Évora Olive, novo, central e com estacionamento gratuito.
Dia 14 – Vinícolas do Alentejo
O Alentejo é uma excelente região para quem curte vinhos, então vale a pena dedicar uns dias para explorar algumas das inúmeras vinícolas da região. Veja algumas vinícolas que visitei no Alentejo.
Dia 15 – Vinícolas do Alentejo
Gostou desse roteiro de 15 dias em Portugal? Segue uma sugestão de roteiro de 10 dias em Portugal passando pelo Algarve (roteiro recomendado para primavera/verão).
Leia mais sobre Portugal
- Roteiro 3 dias em Lisboa
- Como planejar sua viagem para Portugal
- O que é bom saber antes de viajar para Portugal
- 30 atrações grátis em Lisboa
- Onde comprar chip pré-pago em Portugal
- Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
- Onde comer pastel de nata em Lisboa
- Onde fazer compras em Lisboa
- Lojas para comprar presentes em Portugal
17 comentários
O roteiro que eu fiz ano passado foi quase esse, ao contrário, pois comecei em Lisboa e terminei no Porto 🙂
Que legal!
Gostei dos roteiros de15 dias, só que queria ir a Leiria por 2 dias. Como poderia ser
Pode dormir em Leiria e ficar mais dias por lá.
Seria possível ficar2 dias em Leiria
Estou me preparando para ir em Dezembro pois minhas férias são só nesse período, mas estou na dúvida, pois se Portugal será o melhor destino. Vc acho que esse período eu aproveitaria bem?
Desde já, agradeço
Eu fui em meados de novembro/início de dezembro no ano passado e aproveitei bastante. Estava friozinho, mas bem suportável. Peguei sol quase todos os dias.
Olá Fernanda, viajo para Portugal em 04Fev/19 e (adivinha? rsrs) estou em dúvida com alguns locais do roteiro. Nao tenho certeza se vale a pena o deslocamento para alguma cidade na lista, ou se faltam ou sobram dias em outras. Chegaremos em Lisboa cedinho no dia 04, pensamos em pegar um carro no aeroporto e ir direto para Évora e então iniciar o trajeto abaixo. Se puder opinar, ajudará muito.
Desde já, obrigada!
1- Évora
2- Lisboa
3- Lisboa
4- Lisboa
5- Cascais / Estoril
6- Sintra
7- Óbidos / Nazaré
8- Alcobaça / Fátima
9- Tomar / Batalha / Leiria
10- Coimbra
11- Aveiro
12- Porto
13- Porto
14- Guimarães
15- Braga
16- Viana do Castelo / Vigo (voo pra Barcelona)
Regiane,
Se você quiser ir para Évora direto do aeroporto já é caminho. Minha opinião é que o melhor do Alentejo não está em Évora e sim nas vilas e nas vinícolas. Eu sinceramente não me deslocaria para o Alentejo só por causa de Évora. Eu colocaria o dia de Évora em Porto e conheceria o Vale do Douro. Dá uma olhada no meu post https://precisoviajar.com/roteiro-de-1-dia-no-vale-do-douro/. Eu amei aquela região.
Se fosse meu roteiro faria Lisboa, Cascais, Estoril e Sintra sem carro. Só depois alugaria e seguiria conforme seu roteiro.
Ola Fernanda,
Li o post da região do Douro e esse que você fica 15 dias… As dicas são ótimas e vou aproveitar na minha ida que será 15/01/19, li em outros sites que os pedágios são caros e que não compensa alugar carro, mas vejo que você ficou a maior parte da viagem com carro alugado. Tem alguma sugestão quanto a esses gastos pra me ajudar?
Aí a opinião é pessoal (claro), mas eu acho que para otimizar o roteiro vale a pena sim alugar carro. Há pedágios caros sim, mas há as estradas secundárias (mais lentas) sem pedágios. Agora, no Algarve, aluguei um carro e quase não usei os pedágios. O próprio waze dá opções de rotas com ou sem pedágios. Só tem que cuidar com a velocidade nas estradas secundárias (normalmente é 50 km/h) para não levar multa. Mas caso não queira alugar carro, compre as passagens de trem com antecedência porque são mais baratas. E ônibus é mais barato do que trem.
Fernanda, boa tarde.
Tudo bem?
Estarei em Portugal do dia 04/03/19 até dia 23 de março, com chegada e retorno por Lisboa.
Será minha primeira viagem sozinho para o exterior, e pensei em fazer algo tranquilo para aproveitar para descansar também, sabe?
Então, pensei em chegar em Lisboa e ir direto para Porto de comboio, e de lá tenho uma amiga em Braga que pretendo ir visita-lá, e vamos no mesmo dia conhecer Guimarães e Braga com o carro dela.
Depois de alguns dias, pensei em ir para Lisboa e fazer bate-volto de transporte público ou comboio pela vizinhança.
Seria em média 10 dias em Porto, e nove em Lisboa. O que você acha?
Alguns amigos acham muito tempo em Porto, e dia 10 de março é meu aniversário!
Você acha que vale a pena se hospedar em mais alguma cidade, nesse meio tempo?
Como eu disse, estou indo para descansar também, e não alugarei carro.
Eu gostaria muito de passar uma noite em Óbidos, nesse Castelo famoso, mas a diária está acima do que procuro.
Uma outra opção, seria pegar um comboio direto para Braga, assim que chegar em Lisboa, e passar uma noite e dois dias lá.
Me ajuda? rs
Eu sou novato nisso haha
Abração, Jean.
Olha, a região norte de Portugal é muito bonita. Eu amo Braga e Guimarães e amei a região do Vale do Douro. Acho que vale a pena visitar (se você puder e couber no seu bolso). Se der fique em uma ou mais dessas cidades também. Quanto a ficar vários dias na mesma cidade, eu não vejo problemas (ainda mais se você quer descansar). Portugal é um país muito bonito e tem muita coisa para ver. Vai tranquilo que você vai adorar 🙂
Melhor matéria de dicas que encontrei! Parabéns! Obrigado! Pretendo ir em maio/2020 com a esposa e já estou garimpando informações…
Olá, Luiz! Fiquei muito feliz com seu comentário. Espero que façam uma ótima viagem.
afinal quanto custo esses 15 dias em portugal
$$$$
Sou português, nasci na Vila Fernando, conselho da Guarda,. Viemos pró Brasil, quando eu tinha dois anos ( eu minha mãe meu pai e seis irmãs. Infelizmente nunca mais voltei para lá. Fui para os Estados Unidos 6 vezes, 1 para Argentina México e Bolivia )quando estava a pescar num estado vizinho. Estou com 91 anos e não tenho mais interesses em viajar.
Abraços, amigos