Olha, quando escuto histórias de pessoas que estiveram no México e visitaram apenas Cancun, chega a me dar um aperto no coração. Ao meu ver, essas pessoas simplesmente perderam mais da metade do paraíso.
Tulum é aquele ‘vizinho ainda pouco conhecido’ dos brasileiros. Ninguém nem sabe direito onde fica e quem sabe onde fica, acha que é um lugar com umas ruínas e só. Na verdade, Tulum é muito mais que as ruínas. Já falei aqui que inclusive dá para fazer de Tulum a sua praia no México.
Bom, Tulum fica localizada a 2 horas de carro de Cancun e a 1 hora de Playa del Carmen. Você pode fazer um bate e volta de qualquer uma dessas praias ou pode ficar uns dias em Tulum.
Se você quer única e exclusivamente visitar as ruínas, madrugue! O parque abre às 8:00 hs e esse é o melhor horário para a visita por 2 motivos. O primeiro deles é que o calor fica ‘suportável’ nesse horário e o segundo é que as ruínas ficam vazias, ou seja, você conseguirá fotos exclusivas.
Tulum era antigamente chamada de Zamá que significa amanhecer em Maia. Tulum teve seu auge entre 1200-1550 e era uma cidade que se destacou na área cultural e comercial, exportando produtos como mel, algodão e sal. Ela se tornou uma cidade amuralhada para se proteger das invasões. O nome Tulum significa muralha em Maia.
Embora Tulum não tenha os maiores templos e tampouco seja o maior sítio arqueológico do México, Tulum impressiona por ser o único sítio que está na beira do mar. E, o contraste das construções, da muralha e do mar do Caribe é algo realmente digno de porta-retrato.
É aconselhável que você leve pelo menos um guia impresso para a sua visita, pois são muitos detalhes e vale a pena entender um pouco mais sobre eles.
Um passeio realmente imperdível para quem quer entender um pouco mais da fantástica cultura Maia.
Informações
A entrada custa 57 pesos.
Mexicanos não pagam a entrada aos domingos.
O melhor horário é às 8:00 hs, pois o sol não está tão forte e o sítio é mais vazio.
Para quem não alugou carro, é possível pegar uma van em Playa del Carmen ou mesmo um ônibus na rodoviária.
Agradeço o convite para visitar Tulum e gostaria de deixar claro que, como sempre, as opiniões são extremamente pessoais.
8 comentários
Fotos lindas, fê. Esse mundo tem tanto lugar que a gente fica até indeciso na hora de escolher pra onde ir. hehehe
e ainda dá vontade de voltar para os que a gente já conhece, mas gostou muito. Êeee vida!
Mas, um dia ainda vou morar em vários desses lugares. rs
Tulum é mesmo um sonho! Visitei com uma amiga e quando vimos a maravilha daquela paisagem, aquela cidade à beira do mar do Caribe, minha amiga fez um belo comentário: “Bah, esses Maias eram muito espertos, olha o lugar que escolheram para morar!”. Viva a esperteza dos Maias!
hahaha. Eu pensei a mesma coisa dos Maias. O mais engraçado é que outra praia que eu amo se chama Maya Bay. Os Maias sempre presentes na minha vida. rs
Fotos magnificas de um dos meus locais favoritos da Riviera Maia, deu cá umas saudades…
Também fiquei com saudades ao escrever o texto. Tulum é demais!
Amei Tulum tb. E ainda peguei uma praia maravilhosa la, cujo nome nao poderia ser mais perfeito: Playa Paraiso. Areia branquinha e agua daquele azul…ai, saudade!!!
tripsincriveis.blogspot.com
Sim, passei em Playa Paraíso também.