Home Destinos InternacionaisEuropaInglaterraLondres Aeroportos de Londres – como chegar até o centro da cidade

Aeroportos de Londres – como chegar até o centro da cidade

por Fernanda

O planejamento de uma viagem para Londres pode gerar muitas dúvidas, principalmente na questão de como chegar ao centro saindo do aeroporto de Londres.

Londres tem realmente vários aeroportos, mas sabendo por qual deles você irá desembarcar na cidade fica mais fácil encontrar opções rápidas e baratas para chegar até o centro da cidade e consequentemente o seu hotel. 

Pensando nisso, reuni abaixo todas as formas de ir do aeroporto de Londres até o centro da cidade – todos os 6 aeroportos. Além disso, vou te dar dicas dos melhores bairros para hospedagem em Londres e como funciona o cartão de transporte Oyster. 

london eye londres
London Eye em Londres

Londres: dicas iniciais

Se você está chegando em Londres de alguma cidade brasileira, é muito provável que desça no meu aeroporto preferido do mundo inteiro, o Heathrow, que é o maior aeroporto de Londres e o aeroporto mais movimentado da Europa. Os outros aeroportos de Londres são: Gatwick, Stansted, Luton, City e Southend.

Minha dica: antes de comprar a passagem, olhe em qual aeroporto o voo vai chegar/sair e também em qual bairro você vai se hospedar em Londres.  Às vezes um voo mega barato chegando em Luton, por exemplo, é uma furada. Você vai gastar mais com o valor do trecho Luton – Londres do que na própria passagem aérea.

Onde se hospedar em Londres

Se você ainda não tem ideia de onde se hospedar em Londres, dá uma lida nesse post onde ficar em Londres. Já adianto que não há um bairro favorito absoluto para ficar em Londres, tudo vai depender do seu estilo, do seu orçamento e do que pretende visitar na cidade. De qualquer maneira, sempre recomendo a hospedagem na zona 1 que é a zona mais central e onde fica a maioria dos pontos turísticos. Eu já fiquei no Hotel Qbic London City (RESERVE AQUI). Esse hotel é um verdadeiro achado. Eu adorei e na próxima vez que voltar a Londres pretendo me hospedar nele novamente.

Outras opções boas na zona 1 são: The Z Hotel Victoria (RESERVE AQUI), Pullmann St. Pancras (RESERVE AQUI) e Ibis London City (RESERVE AQUI).

onde se hospedar em londres
Fachada Hotel Qbic

Aeroporto de Londres: como chegar ao centro da cidade (todos os aeroportos)

  1. Aeroporto Heathrow
  2. Aeroporto Gatwick
  3. Aeroporto Stansted
  4. Aeroporto Luton
  5. Aeroporto City
  6. Aeroporto Southend

aeroportos de londres

1. Aeroporto Heathrow (LHR)

O Heathrow (sigla LHR) é o principal aeroporto de Londres e fica na região oeste a 24 km do centro. O aeroporto é enorme, tem 5 terminais. Mais de 200 mil passageiros transitam diariamente por esse aeroporto. Como eu já disse, se você estiver vindo em um voo direto do Brasil chegará no Heathrow. Esse é o único aeroporto da cidade servido pelo metrô.

Como ir do aeroporto Heathrow para o centro de Londres

Trem Heathrow Express

Essa é a maneira mais rápida de chegar ao centro de Londres. O Heathrow Express é um trem direto que parte a cada 15 minutos e demora apenas 15 minutos para chegar até a estação de Paddington que fica no centro de Londres. Os bilhetes custam a partir de £22 a ida e £37 a ida e volta (e a volta pode ser utilizada em um período de até 30 dias).  Compre seu bilhete do Heathrow Express. 

Vantagens: forma mais rápida de chegar ao centro de Londres, mais lugares para sentar, mais espaço para as malas.

Desvantagens: o preço elevado do bilhete.

Informações: https://www.heathrowexpress.com/tickets-deals/prices-fares

aeroportos de londres
Aeroporto Heathrow

TfL Rail (antigo Trem Heathrow Connect)

Essa linha de trem agora chama-se Tfl Rail e não é expressa. Os trens saem a cada 30 minutos e levam mais 30 minutos para chegar até a estação Paddington. O bilhete custa a partir de £10,1.

O trem sai dos terminais 2 e 3 e oferece shuttle gratuito dos terminais 4 e 5 para o 2 e 3.

Vantagens: preço do bilhete, aceita Oyster (cartão inteligente de transporte).

Desvantagens: não é um trem direto até o centro da cidade.

Metrô (Tube)

O metrô é chamado de “tube” conecta todos os terminais do Heathrow até o centro de Londres. A linha é a Piccadilly e demora uns 50 minutos para chegar no centro. Se você decidir ir de metrô, já compre o cartão chamado “Oyster” no aeroporto. Se você comprar o bilhete único sem o oyster, vai pagar muito mais. O bilhete custa a partir de £3,1 com o Oyster.

Vantagens: é a forma mais econômica de chegar ao centro de Londres.

Desvantagens: mais demorado, o metrô vai lotado, tem pouco lugar para as malas.

metrô de londres
Símbolo do metrô de Londres

O que é o Oyster? Como usar o Oyster em Londres

O Oyster é um cartão inteligente utilizado no transporte público de Londres.  É um cartão eletrônico recarregável. O passageiro deve carregar uma certa quantidade de dinheiro nesse cartão (os ingleses chamam isso de “top-up”) e a cada vez que o passageiro entrar num ônibus ou num metrô, ele deve encostar o cartão no leitor para que o valor da passagem seja descontado.

A grande vantagem é que comprando a passagem antecipadamente (nesse caso via Oyster) o valor é muito mais barato do que um bilhete individual.

O custo de emissão do Oyster card é de £5. Esse valor é reembolsável e você pode pegar esse dinheiro de volta devolvendo o cartão em qualquer estação do metrô. Só vale a pena devolver se você nunca mais for voltar para Londres, porque o cartão não tem validade e o saldo disponível no cartão também nunca vence.

oyster card londres

Ônibus do Heathrow para o centro de Londres

Você pode pegar o ônibus da National Express até o centro de Londres (Victoria Coach Station). Se você comprar o bilhete com antecedência pelo próprio site, pode conseguir bilhetes por até £5. O ônibus demora entre 40 minutos e uma hora e meia. Vai depender do trânsito.

Vantagens: preço, espaço para as malas.

Desvantagens: o trajeto pode levar muito tempo por conta do trânsito.

Informações: http://www.nationalexpress.com/coach/airport/london-heathrow-airport.aspx

Traslado/Transfer

Se estiver com muitas malas, não puder pagar um táxi e/ou tiver medo de não conseguir se virar para comprar os bilhetes do trem ou metrô no aeroporto há a opção de contratar um transfer privativo até o seu hotel. Há opções a partir de £35.

 

Táxi

O táxi é a forma mais confortável de ir do aeroporto Heathrow ao centro de Londres, mas é a mais cara. O valor é dado pelo taxímetro, mas espere pagar umas £75 até o centro. O trajeto leva entre 40 minutos e uma hora. Depende do trânsito.

aeroportos de londres

2. Aeroporto Gatwick (LGW)

Gatwick (sigla LGW) é o segundo maior aeroporto de Londres. Os seus terminais são interligados por um trem. Gatwick fica a 48 km ao sul de Londres. Diversas companhias europeias utilizam o aeroporto Gatwick. Então se você estiver vindo de outra cidade europeia ou em um voo que faça escala em outro país da Europa é provável que chegue nesse aeroporto. Ele é mais afastado do centro e não é servido pelo metrô.

aeroporto gatwick
Aeroporto Gatwick em Londres. Foto: Shutterstock por pio3

Como ir do aeroporto Gatwick para o centro de Londres

Trem Gatwick Express

Esse é o jeito mais rápido de chegar em Londres. Demora 30 minutos até chegar na estação de Victoria, zona central de Londres. Comprando online, o bilhete custa a partir de £19,90. Compre seu bilhete do Gatwick Express.

Informações: https://www.gatwickexpress.com/

Trem Southern

O trem Southern é outra opção para ir até o centro de Londres. É um pouco mais demorado que o Gatwick Express e um pouco mais barato. Os bilhetes custam a partir de £11,50 se forem comprados com antecedência.

Informações: http://www.southernrailway.com/

Trem Thameslink

Indico o Trem Thameslink para quem vai se hospedar perto das estações London Bridge e London Blackfriars. O trem leva uns quarenta minutos até o centro. Os bilhetes custam a partir de £11,90 se forem comprados com antecedência.

Informações: http://www.thameslinkrailway.com/

estação de trem em londres
Estação de trem

Ônibus de Gatwick para o Centro de Londres

Você também tem a opção de ir de ônibus do aeroporto Gatwick até o centro de Londres. Você pode escolher entre os ônibus da National Express e o Easybus (ônibus da Easyjet). Não precisa voar com a Easyjet para comprar o bilhete desse ônibus. Quem escolher pegar o Easybus deve estar ciente que a parada final dele é em Earl’s Court e dependendo da área que você for se hospedar, ainda terá que pegar um metrô para chegar até lá. Se você for ficar na região de Victoria, compensa mais pegar o National Express, porque no fim das contas vai sair o mesmo preço do Easybus.

Traslado/Transfer

Se estiver com muitas malas, não puder pagar um táxi e/ou tiver medo de não conseguir se virar para comprar os bilhetes do trem no aeroporto há a opção de contratar um transfer compartilhado ou privativo até o seu hotel. Há opções a partir de £30.

 

Táxi

Como o  aeroporto Gatwick é mais afastado do centro de Londres, o táxi para o centro vai sair ainda mais caro, podendo ultrapassar o valor de £100.

Dicas de hospedagem na região de Victoria (que faz conexão com o transporte público que vai para Gatwick): Hotel The Grosvenor Victoria (RESERVE AQUI) | The Belgrave Hotel (RESERVE AQUI) | The Z Hotel Victoria (RESERVE AQUI) |

3. Aeroporto Stansted (STN)

O aeroporto de Stansted (sigla STN) está a 65 km a nordeste do centro de Londres. Esse é o aeroporto preferido das cias low cost, em especial a Ryanair. Como ele é bem afastado do centro de Londres, verifique bem se a economia do valor da passagem vai compensar o trajeto e o tempo de deslocamento.

Aeroporto Stansted
Aeroporto Stansted. Foto Shutterstock por Claudio Divizia

aeroporto stansted

Como ir do aeroporto Stansted para o centro de Londres

Trem Stansted Express

Esse é o meio de transporte mais rápido para chegar na zona central de Londres. O trem vai de Stansted até a estação de Liverpool Street em 45 minutos. Os bilhetes custam a partir de £21,50.

Informações: https://www.stanstedexpress.com/

Ônibus

Você pode escolher entre EasyBus, National Express e Terravision. O trajeto é demorado e leva entre 1 hora e meia a duas horas até o centro de Londres. Compre sua passagem de ônibus de Stansted até o centro de Londres.

Traslado/Transfer

Se estiver com muitas malas, não puder pagar um táxi e/ou tiver medo de não conseguir se virar para comprar os bilhetes do trem no aeroporto há a opção de contratar um transfer compartilhado ou privativo até o seu hotel. Há opções a partir de £30.

 

Táxi

Como o  aeroporto Stansted é bem afastado do centro de Londres, o táxi para o centro vai sair na faixa de £100.

4. Aeroporto Luton (LTN)

O aeroporto Luton (sigla LTN) fica a 51 km a noroeste de Londres. É um aeroporto bem pequeno  e serve companhias aéreas de baixa custo e voos fretados. De todos, é o que menos gosto.

Como ir do aeroporto Luton para o centro de Londres

Trem

A primeira coisa que você tem que saber é que a estação de trem não é dentro do aeroporto. Mas há um shuttle incluso no valor da tarifa do trem. Duas empresas fazem o trajeto de Luton até o centro de Londres: Thameslink e East Midlands Trains. O ideal é descer na estação St. Pancras/King’s Cross, pois tem conexão com praticamente todas as linhas do metrô. Os bilhetes custam a partir de £13.

Informações: https://www.thameslinkrailway.com/ e https://www.eastmidlandstrains.co.uk/

Dicas de Hospedagem na região de King’s Cross: Hostel  YHA St. Pancras (RESERVE AQUI) | Pullmann St. Pancras (RESERVE AQUI) | St. Pancras Renaissance (RESERVE AQUI) | 

Ônibus

Apesar de demorar mais, acredito ser a melhor opção para quem precisa ir do aeroporto Luton até o centro de Londres. Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto: National Express, EasyBus,  Greenline e Terravision. O trajeto leva entre uma hora e uma hora e meia até a zona central de Londres.

Táxi

Como o  aeroporto Luton é bem afastado do centro de Londres, o táxi para o centro vai sair na faixa de £100.

cabines telefônicas de londres
Cabines telefônicas de Londres

5. Aeroporto London City (LCY): aeroporto de Londres

O aeroporto London City (LCY) é o aeroporto mais central de Londres. Fica a 9,5km a oeste do centro em Canary Wharf. Eu só consegui voar por London City uma vez. Os voos são muito caros, pois é um aeroporto mais voltado para executivos viajando a trabalho pelas suas empresas.

aeroporto london city
Aeroporto London City. Foto Shutterstock por Arseniy Shemyakin Photo

Como ir do aeroporto London City para o centro de Londres

DLR

O aeroporto não é conectado ao metrô e sim a DLR (Docklands Light Railway). Como a DLR faz conexão com o metrô, essa é a melhor alternativa e a mais barata para ir do aeroporto London City para o centro de Londres. Você pode usar o Oyster para comprar sua passagem que custa a partir de £3,30.

Táxi

Um táxi do aeroporto London City ao centro de Londres vai custar entre £30 e £40.

6. Aeroporto Southend (SEN)

O aeroporto Southend (sigla SEN) é o mais novo aeroporto de Londres e fica a 65 km ao leste de Londres. É bem longe e é o aeroporto que oferece menos conexões de transporte público.

Como ir do aeroporto Southend para o centro de Londres

Trem

O trem da Greater Anglia conecta o Aeroporto Southend até a estação Liverpool Street na região central de Londres. O trajeto leva aproximadamente 50 minutos. Os bilhetes custam a partir de £13,00.

Informações: https://www.greateranglia.co.uk/travel-information/airports/southend-airport

Dicas de hospedagem na região de Liverpool Street: Hostel London St Paul’s YHA (RESERVE AQUI) | Hotel Indigo Tower Hill (RESERVE AQUI) | Ibis London City (RESERVE AQUI) | 

 Resumo Aeroporto de Londres 

✓ O único aeroporto de Londres que tem ligação com o metrô é o Heathrow.

✓ O aeroporto mais central é o London City, porém é mais voltado para viagens de negócios. Os voos são mais caros.

✓ Pesquise bem o trajeto do aeroporto para o hotel e vice-versa para evitar problemas.

✓ Dê preferência aos aeroportos mais bem servidos com conexões de transporte público: Heathrow e Gatwick.

43 comentários
1

Artigos Relacionados

43 comentários

Maria do Carmo Veras 6 de agosto de 2012 - 12:50

Fernanda adorei! parabéns. bjs

Reply
Rubem Gomes 9 de outubro de 2012 - 22:58

Parabéns! O seu site é o melhor da rede!!!

Reply
Fernanda 10 de outubro de 2012 - 09:23

Oi Rubem! Obrigada. Fico feliz em escutar isso.

Reply
vida serva cerdan 17 de janeiro de 2013 - 02:30

Voce tem informações sobre como chegar ao aeroporto de southend??
obrigada!

Reply
Fernanda 17 de janeiro de 2013 - 10:05

Só as que já estão aqui no post.

Reply
Cleto de Guadalupe Lamas 5 de maio de 2013 - 22:11

OLá Fernanda,
Grato e parabéns pelas úteis informações. Estou indo a Londres em Junho e minha pergunta: lá se rola mala pelas ruas à exemplo de Barcelona? Em Paris, Barcelona, Lisboa, usei as aqui no Brasil chamadas conexões e foram muito econômicos meus traslados dos aeroportos para os hotéis. Posso esperar o mesmo em Londres?
Aguardo a gentileza de seu retorno. Vou à Turquia também e estou tendo muito trabalho no planejamento pois além de Istambul pretendo ao Parque Goreme, Pamukkale e Éfeso.

Reply
Fernanda 6 de maio de 2013 - 21:36

o que seria rolar mala e conexões? Tipo shuttle, naquele esquema coletivo que nem tem em NY? Sim, tem em Londres também.

Reply
Flavia 8 de maio de 2013 - 11:39

Olá Fernanda,
Você saberia me informar preços e se o oyster funciona em trens convencionais para chegar ao Aeroporto Southend?

Obrigada!

Reply
Fernanda 9 de maio de 2013 - 18:53

Acredito que não.

Reply
Lorrany Oliveira 28 de maio de 2013 - 20:29

Ola Fernanda,tenho uma duvida,como ocorre os pagamentos se a pessoa vai comprar algo em Londres?Ocorre alguma troca de reais para dolares?Aonde que posso trocar?!Obrigado.

Reply
Fernanda 29 de maio de 2013 - 10:11

Dólares? Não, a moeda oficial lá é libra. Tem casa de câmbio em tudo que é esquina e eles trocam tudo, mas sinceramente pe melhor levar as libras já daqui do Brasil.

Reply
Amanda 30 de maio de 2013 - 11:28

Oi Fernanda,
Obrigada pelas informações do post. Certamente irão ajudar muito, mas tenho uma dúvida .. Estou indo pra barcelona em junho e como meu vôo e da british airways farei escala em londres…. O problema é que vou descer em heathrow mas preciso pegar o outro vôo em gatwick… E o tempo entre um vôo e outro é de 4:15 hs… Vc acha que consigo chegar a tempo e passar por todos os trâmites de imigração nos dois aeroportos neste tempo? Outra dúvida…minhas malas vão automaticamente pra gatwick ou preciso retirá-las em heathrow?
Muito obrigada!!

Reply
Fernanda 1 de junho de 2013 - 23:20

Tem ônibus de um para outro. Digita no Google em inglês. Tem que retirar a mala.

Reply
Amanda 4 de junho de 2013 - 23:42

Oii ..achei o national express..acho q e isso…um ônibus q vai direto de um pro outro e não sai tão caro… Obrigada!

Reply
Bruna 4 de junho de 2013 - 14:40

Obrigada pelas dicas, Fernanda!
Vou para Londres e é a primeira vez que faço viagem internacional, estava meio nervosa com a imigração e transporte.
Você tem dicas de bons e baratos lugares para almoçar, lanchar ou jantar no centro de Londres?
Bjs.

Reply
Fernanda 4 de junho de 2013 - 23:31

tem varios la no centro. Nem se preocupe.

Reply
Bruna 5 de junho de 2013 - 15:24

Obrigada! 😀

Reply
Fernanda 6 de junho de 2013 - 22:03

De nada!

Reply
Nivia 8 de junho de 2013 - 01:04

Vou à Londres em julho. Por que vc acha melhor levar libras do Brasil ao invés de trocar em Londres? Moro no interior do Espirito Santo e acho que não conseguirei nada de libra por aqui…talvez nem na nossa capital…Sabe se no aeroporto de Southend tem casa de câmbio?

Reply
Fernanda 9 de junho de 2013 - 08:54

Porque se você trocar real por dólar, dólar por libra, você perde 2 x no câmbio.

Reply
Rogenia Lima 23 de junho de 2013 - 09:33

Bom dia Fernanda, achei seu site super interessante e além disso de utilidade publica. Parabéns!!!
Também adoro viajar. Sou Brsileira tb, mas atualmente moro em Porto-Portugal com nacionalidade tb portuguesa. Gostaria de fazer um curso de maquiagem semi-definitiva em Roma. Mandas-me umas dicas tá. bjinhos

Reply
Fernanda 24 de junho de 2013 - 10:07

Putz! Não sei nada sobre cursos em Roma.

Reply
telma 16 de fevereiro de 2014 - 08:00

Ola! Eu quero ir no National Express e levo uma mala de viagem, quando vou para comprar o bilhete online la diz que tenhio que pagar a mala, mas pago apenas se eu levar apenas 2 malas? Se levar apenas uma nao pago nada?
Obrigado 😉

Reply
Fernanda 17 de fevereiro de 2014 - 16:59

Não sei, mas não lembro de ter pagado por mala no National Express.

Reply
Tanala 21 de abril de 2014 - 05:50

Ola!!!

Estou em duvida para qual aeroporto devo comprar minha passagem. Gostaria de saber, entre esses aeroportos, qual vc considera o melhor para quem esta indo para Londres?

London Stansted
London Southend
London Luton
London Gatwick

Obrigada!

Reply
Fernanda 21 de abril de 2014 - 19:39

Gatwick ou Heathrow são sempre as melhores opções.

Reply
ricardo 21 de maio de 2014 - 20:46

oi Fernanda sei que este seu post é bem antigo e não sei se poderá me ajudar mas estou indo há trabalho para londres e meu inglês é vagabundo. kkkkkk eu irei fazer uma escala no centro de londres no aeroporto london city.Descerei no aeroporto heathrow e irei para o aeroporto london city .Qual seria o melhor caminho que eu poderia fazer, muito obrigado

Reply
Fernanda 22 de maio de 2014 - 21:51

Digita no google e veja se tem um ônibus National Express que faz Heathrow – City.

Reply
Fernando Amaral 26 de junho de 2014 - 17:54

Não use o Easybus, principalmente se você você vai da cidade para o Aeroporto. Não é confiável, eles podem simplesmente não aparecer nos horários agendados.

Reply
Virginia Bentes 7 de fevereiro de 2015 - 19:37

Olá Fernanda, embora já tenha morado em Grenoble, Lyon (França ), Barcelona e viajado para Londres e outros lugares, gostei das informações de seu blog. São claras, simples e objetivas. Vou passar um mês entre Londres e Edinburgh para uns cursos de curadoria digital. Você saberia me informar algum hotel ou outra forma de alojamento, por exemplo casa de família, até para melhorar o inglês? Obrigada e um abraço, Virginia

Reply
Fernanda 8 de fevereiro de 2015 - 11:17

Olha, as casas de família são vendidas junto com os cursos de inglês. Nesse caso, eu recomendaria o aluguel de um quarto em algum site de aluguel (airbnb, por exemplo).

Reply
Hara 16 de setembro de 2015 - 20:29

Olá Fernanda!

Ficarei hospedada próximo a Victoria Station e o trem Southern me pareceu a melhor opção. Entretanto, gostaria de comprar com antecedência a passagem, mas no site pede pra escolher um horário… como não sei quanto tempo vou demorar entre desembarque e imigração, fiquei com medo… Vc sabe me dizer se o bilhete comprado pelo site só vale naquele horário mesmo, caso tenha algum atraso eu perco o bilhete? Já fiz várias buscas e não encontro uma resposta… :/

Desde já obrigada e parabéns pelo blog!

Reply
Fernanda 19 de setembro de 2015 - 23:05

Oi! acho que só vale para o horário. É muito mais barato comprar com antecedência?

Reply
Hara 28 de setembro de 2015 - 12:00

Então, na verdade não sei quanto é o preço na hora, então não queria arriscar…. mas muito obrigada pela resposta, deixarei pra comprar lá mesmo! 😉

Reply
Solange maria 14 de fevereiro de 2019 - 21:30

Fernanda parabens ! Quero te agradecer por seu site ; Amazing!

Reply
Fernanda 12 de março de 2019 - 20:42

Eu que agradeço o comentário.

Reply
Gabriela Torrezani 30 de julho de 2019 - 12:41

Ótimas dicas, são tantos os aeroportos em Londres que pode confundir um turista de primeira viagem! Oooo cidade linda, né? Amo!

Reply
Fernanda 30 de julho de 2019 - 21:23

Sim, muitos aeroportos. Tem que ficar atento.

Reply
Paula Augot 31 de julho de 2019 - 08:01

Esse post tá super completo, sobre todos os aeroportos de Londres e super explicado como ir do aeroporto para o centro de Londres

Reply
Patti Neves 31 de julho de 2019 - 19:48

Post completo e bem detalhado! Ótimo! Acho que cada vez que fui à Londres inovei para sair do aeroporto rs… Meu preferido é com certeza o Heathrow Express. Já passei apuro no tube lotado e no trânsito monstruoso. É sempre bom sair com antecedência né? Obrigada pelas dicas.

Reply
Fernanda 31 de julho de 2019 - 22:43

Sim, eu sempre saio com muita antecedência. Tenho medo de perder o voo.

Reply
Renata Rocha Inforzato 1 de agosto de 2019 - 21:40

Eu já cai nessa de comprar passagem barata e o aeroporto em Londres ser no fim do mundo.. Não vale a pena. Peguei a dica do hotel pra novembro, quando volto pra lá

Reply
Fernanda 1 de agosto de 2019 - 21:45

Não mesmo. É o tal barato que sai muito caro.

Reply

Deixe um Comentário