Nova York ou Londres? Qual escolher? Antes de mais nada, quero dizer uma coisa: por favor, não me odeie. Essa é a minha opinião e você pode ter uma opinião completamente diferente da minha.
A verdade é que nunca gostei de perguntas do tipo: tenho x dias de férias. Qual cidade é melhor: essa ou aquela? Só quem pode responder é a própria pessoa após dar uma pesquisada no que tem para fazer em cada cidade e o que mais a apetece. Dito isso, digo também que acho que nem deveria existir a pergunta Nova York ou Londres, porque tirando o fato que as duas são megalópoles, elas são muito distintas.
Nova York
Sei que é difícil acreditar no que vou dizer, mas eu já fui #TeamNY. Eu era super obcecada por Nova York. A obsessão parou mesmo depois que eu conheci a cidade em 2011. Lembro até que prometi para mim mesma que nunca mais voltaria, mas Karma is a bitch! Deu três anos e lá estava eu novamente em NYC, por livre e espontânea vontade. E quer saber? Que bom que dei uma segunda chance para a cidade. Curti muito!
O problema é que há uma overdose de Nova York no mundo. Ela aparece em quase todos os filmes que vemos. Não satisfeita em aparecer nos filmes, ela aparece nos seriados. E se você tentar focar em algo mais sério – tipo – jornalismo, pode ter certeza que terá algum correspondente internacional em Nova York. Acho que foi essa overdose que me causou um pouco de decepção na primeira visita.
Lógico que Nova York tem muita coisa interessante (e como tem). Dá para passar uma vida por lá e acho que ainda não dará tempo de conhecer todos os restaurantes/bares/barraquinhas de rua/atrações, até porque todo dia abre uma coisa nova. Também é inegável que para quem gosta de esportes e música, não há cidade melhor. Sempre tem alguma coisa acontecendo.
A maioria dos brasileiros que conheço idolatram Nova York. E acredito que isso se deve ao fato da overdose que citei ali em cima e também ao fato que o brasileiro – de maneira geral – é muito fã do American Way of Life (estilo de vida americano), que particularmente não me atrai muito (e já morei nos Estados Unidos).
Então, quando me perguntam se devem escolher entre Nova York e Londres, já sei que: 1) serei xingada. 2) serei ignorada. Difícil, muito difícil explicar. Sei que também será difícil acreditar, mas Londres nem era um sonho meu. Eu tinha uma amiga que era apaixonada pelo Jude Law (vai vendo) e ela colocou na cabeça que um dia iria morar em Londres para ter a chance de conhecê-lo ou alguém tipo ele (aham). E foi assim que ela me convenceu a fazer um preparatório do IELTS com ela (coisa que sou grata até hoje). Fizemos o teste, passamos e nos inscrevemos para o programa de bolsas de estudo na Inglaterra, chamado Chevening. Não fomos selecionadas. Desisti “do sonho” na época porque não tinha dinheiro para bancar uma pós-graduação por lá e ela desistiu porque conheceu um brasileiro (nada parecido com o Jude Law) e casou. Não somos mais amigas, mas sei que ela nem chegou a conhecer Londres. E assim é a vida. Muitas vezes os sonhos dos outros atravessam os nossos próprios.
Londres
Londres não precisou de muito para me conquistar. Talvez por ser uma cidade que não está tão presente assim no nosso dia a dia (mesmo que no dia a dia televisivo), talvez por estar localizada na Europa, talvez por causa do dourado, talvez por causa do sotaque. Não sei bem por qual motivo, mas foi amor à primeira vista.
Para finalizar, serei sempre #TeamLondon, mas acho que quem tem como grande sonho de vida conhecer Nova York, deve investir nesse sonho sim. As duas cidades são fantásticas e todo mundo deveria ter a chance de conhecê-las e escolher qual time quer fazer parte. E por que não fazer parte dos dois times?
36 comentários
É engraçado… eu sempre tive um sonho doido com Londres. Achava que o dia que fosse, só voltava de lá deportada, hahaha… E é óbvio que tanta expectativa gerou uma certa decepção. Achei lindíssima, mas meu coração não chorou de tristeza quando, por livre e espontanea vontade fui com minhas proprias pernas pro aeroporto. Afetou muito o fato de eu ter ficado impactada com o preço das coisas. Já com NY foi diferente.. justamente por conta da overdose que você disse, eu meio que nem queria gastar férias indo pra lá. Morria de preguiça, não tinha vontade. Acabou que ano passado, estava com duas amigas morando lá e achei que era o momento. Fiquei bem encantada… No fim, acho que tudo é uma questão de ajuste de expectativas mesmo. Mas concordo que as duas são MTO diferentes. Voltaria correndo pra qualquer uma das duas se alguém fizesse um depósito misterioso na minha conta hahaha.. Beijos
Haha. É bem assim mesmo. Tudo depende das expectativas e tem espaço para as duas. Mas vamos combinar que elas não têm nada a ver, né? E eu amo Londres, mas realmente não está dando para ser feliz com a libra 5,2 nas casas de câmbio.
O que eu sempre falo é que o problema de Londres é a libra. Se fosse euro já seria bem mais barata. rs
Eu concordo com cada palavra sua e ainda digo q, mesmo sem nunca ter pisado em NY, não tenho a menor vontade de conhecer exatamente por isso, é um esgotamento visual absurdo !!! Todos que conheço e tiveram a oportunidade de viajar….conhecem NY, Maimi e Orlando, eu acho um saco só em ouvir falar nesses lugares. Meus amigos só postam fotos em ruas redes sociais desses lugares…na boa…já deu no saco esses lugares.
Perdão na escrita …….Miami !!!!!
O brasileiro, de maneira geral, tem uma obsessão pelos Estados Unidos. Não consigo entender. O país é maravilhoso, mas tem tanto lugar no mundo, não é mesmo?
Pra mim Nova York é unbeatable! Pelo menos de todas grandes cidades que ja fui (Berlin, Londres, Paris, Amsterdã, Munich, Praga, Miami, Orlando)
#TeamNY então. rs
Olá, Fernanda! Entendo perfeitamente sua paixão por Londres, sinto o memso por Paris, toda vez que vou parece a primeira! Mas confesso que mesmo sem ser fã do tal american way of life, me apaixonei por NY a primeira vista,rs. Foi um verão de 2012, pisei lá depois de ter estado na Europa várias vezes, mas achei diferente de tudo que já tinha visto, fiquei fascinada e sou até hoje, depois de várias idas. Acho que a experiência que se tem conta muito também. Uma amiga foi e não gostou tanto, mas foi no invernão, pegou nevasca, não conseguia andar na rua…Enfim, claro que não viveu a NY que eu vivi. Mas Londres está no meu coração também, faz parte do meu Top3 (Paris, NY e Londres, nessa ordem,rs).
Bjs
Eu tive 2 experiências: primavera e outono e recomendo a visita em uma dessas épocas. Os parques ficam lindos Como disse, curti muito mais na segunda visita, mas continuo amando Londres apesar de tudo. rs
Sou apaixonada por Londres, fui em agosto/2014… Oh saudades.. pretendo voltar muitas vezes, acho que o melhor será na próxima vez, pois já terei visitado os pontos turísticos mais badalados e então quero curtir mais a cidade!
#amywinehouseforever
Eba! Até que enfim apareceu mais um para o time de Londres. rs
Adoro viajar e super me identifiquei com seu blog.. também sou servidora pública a 10 anos, sempre com vontade de fazer as malas e partir.. Mas sem saber se isso realmente é o caminho certo.. #oremos
Espero ter a oportunidade de conhecer as duas cidades em breve… e quando for usarei dicas do seu blog 😀
Adoro seus relatos de viagem! Bjs
Volte para dizer qual gostou mais.
Também sou completamente apaixonada em Londres… Mas o engraçado é que esse sentimento só surgiu na primeira vez que coloquei meus pés na cidade, antes não tinha a menor vontade de ir, não conseguia entender a fixação de alguns amigos… fui somente por estar no roteiro do meu intercâmbio! Lembro de sair da estação de trem e ficar boquiaberta olhando pra aquelas pessoas, os prédios… amor à primeira vista! E agora morar lá, nem que seja só por um tempo, virou meta de vida
Acho que só estando em NY para ver o que ela causa na gente. Quando fui, não tinha muita vontade de conhecer, por achar que era só mais uma metrópole como qualquer outra. Mas foi encantamento a primeira vista. Conheço várias cidades nos EUA e nada se compara a NY, por isso nem tem como colocá-la no mesmo saco de Miami e Orlando… acredito que se for palpitar sobre, deve primeiro ir, ver e vivenciar. Aí ok!
Adorei Londres também, pois amo a Europa e seu estilo de vida. Europa inteira sempre foi meu sonho de consumo, e mesmo assim, após muito imaginar, sonhar, a Londres da vida real não me decepcionou! Quero voltar pra Londres muitas e muitas vezes, onde tem um dos cartões-postais mais lindos que já vi na minha vida, que é a Tower Bridge.
Maassss, mesmo assim… se fosse pra escolher a última viagem da minha vida, ainda sou #teamNY!!
Tower Bridge realmente é um dos lugares mais lindos que já vi na vida.
Ja morei em NY e em Londres. E sou #teamlondon total. Pra mim nem tem comparação, acho q principalmente pra quem ja morou nas duas cidades… Muito amor por Londres!
Compartilhamos da mesma opinião
Não conheço NY mas conheci Londres depois de ir pra Paris e confesso q axei q não ia axar cidade mais bonita no mundo. Mas Londres conquistou meu coração.
Sou eternamente #teamlondon na verdade sou #teamUK hahahahahahaha
Eu também. 🙂
Vamos fazer assim, irei conhecer Londres nas férias desse ano, já está tudo marcado e pronto, só esperando chegar, e ano que vem já combinei com os primos para ir para os Estados Unidos já que estão doidos para ir em Orlando e Miami, já avisei que irei trocar Miami por NY, já que compras não me atrai muito, ai depois de ter feito o “sacrificio” de conhecer as duas, tiro a minha conclusão. Rsrsrs
Que super sacrifício. Fiquei até com pena. rs
Fernanda o euro não está muito diferente da libra, é pouquinho 🙂
Nanda, eu fui 3 vezes a NY e 13 a Londres! Obviamente, não jogaria uma viagem a NY no lixo, mas Londres é o que há e tá bem mais perto de mim. Bjs, Lu
Concordo muito. Quisera eu morar mais perto ou em Londres mesmo. Ainda não desisti de voltar para lá. Só não sei como ainda.
Morei em Londres somente e gostaria de experimentar NY, apesar que uma visita que fiz a Nova Iorque não tenha me impressionado muito. Ela tem cara de ter sido incrível nos anos 80, 90. Prefiro o Gherkin e The Shard em Londres ao Empire State e Rockefeller Center. Mas juro que quero dar uma chance a NY. Um dia passarei uns meses lá para um julgamento mais justo. 😀
Me identifiquei MUITO com o que vc escreveu. Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Também sou #TeamLondon.
Londres é paixão! Fui apenas uma vez fazer um intercâmbio, me apaixonei demais!
Recomendo à todos!!!!
#teamLondon
Olá!
Gostaria de saber qual escola vc fez o preparatório para o IELTS, , quanto tempo ficou e que tipo de acomodação você indicaria ? Quero ir em março , já tenho inglês fluente ( Tb fiz intercâmbio nos EUA) porém nunca fiz o teste. . Obrigada desde já .
Fiz o preparatório no Brasil com professor particular.
TEAM LONDON, SEM DUVIDAS!!!!!!!!!!!!! COMPLETAMENTE APAIXONADA POR CADA CANTO DAQUELA CIDADE!!!! INSUPERÁVEL!!!
Somos duas. Amo, amo, amo Londres.
Londres para mim, sempre foi o lugar mais apaixonante que ja fui, adoro a cultura, musica e comida, fora que adoro inverno, não
curto muito esse verão nosso. hehehe.
Mas ainda quero morar la.
Seríamos gêmeos de pensamento? hahaha. Penso igualzinho você.