Que a região de Cancun e Riviera Maya é um paraíso acho que todo mundo já sabe. O que talvez pouca gente saiba é que a região tem parques temáticos que não deixam nada a desejar para os parques dos Estados Unidos. Ok, entendam que não estou falando de Mickey e sua turma, estou falando de estrutura, de atendimento, de ter tudo funcionando certinho o tempo todo.
Quando eu estava montando meu roteiro com o pessoal do departamento de turismo da Riviera Maya, eu pedi para visitar os parques Xcaret e Xel-Há. No fim, fui só no Xcaret porque chegamos à conclusão que minha fobia de peixes me impediria de aproveitar o parque (para quem não sabe, eu tenho verdadeiro pa-vor de peixes circulando no mesmo ambiente que eu. Melhor, eu circulando no mesmo ambiente que eles e parei de vez com as tentativas de snorkel) e o Xel-Há envolve muita água, muito snorkel.
Além desses dois parques, o grupo também tem o parque Xplor que é um parque mais de aventura e de esportes. O grupo é 100% mexicano e eles se orgulham bastante disso. E, assim como nos parques da Disney, todos os funcionários estão sempre com um sorriso no rosto.
O Xcaret é o parque cultural da rede, mas não é só isso. Ele também tem toda uma preocupação ecológica e de preservação do meio-ambiente. É um parque que tem praia, tem ruínas arqueológicas, tem aquários, tem uma área de tartarugas, uma área de borboletas, um cemitério mexicano (falso, mas extremamente real), uma vila maia, igrejas, adegas. Olha, tem muita coisa, mas o ponto que eu diria que é imperdível no parque é o show México Espetacular que tem duas horas de duração. Para quem sabe pouco (ou quase nada) sobre a cultura do México e não vai ter tempo de visitar outras cidades, esse show é extremamente interessante (e emocionante).
Não curto frases do tipo “tem que ir”, mas se você estiver viajando com crianças, tenho certeza que elas ficarão encantadas com a quantidade de animais, mas principalmente com a proximidade deles. E, olha que eu não sou uma pessoa de zoológicos. Quando descobri que o Xcaret tinha várias alas de animais eu já pensei em torcer o nariz, mas aí quando finalmente me explicaram o projeto e que eles estão reproduzindo os animais em cativeiro para depois devolvê-los ao habitat natural, tive que dar o braço a torcer. E, só para deixar claro que são poucos bichos que ficam presos em gaiolas.
Esse passeio exige um dia todo, porque o parque é enorme. Tem muitas atrações (e eu vou detalhar em outros posts as principais).
Agradeço o convite para visitar o parque e gostaria de deixar claro que, como sempre, as opiniões são extremamente pessoais.
8 comentários
Adorei este lugar muito lindo!!!!
É lindo demais! Eu também adorei!
Eu fui no xel ha. Amo agua e snorkel. Foi otimo, sao mtas atracoes, mesmo para quem nao eh mto fa de peixe:-D
Eu acabei indo em outro lugar lindo no dia que ía no Xel-Ha. Uma lagoa linda, linda. Em breve, postarei!
Oi Fernanda! Acompanho seu blog há um tempo! Muito legais seus textos, e muito bacanas os relatos sobre o México.
Poxa, que pena que vc tem essa fobia de peixes. É uma das minhas recentes descobertas. Comecei a mergulhar com cilindro e o fundo do mar é um lugar incrível para conhecer. Mesmo no snorkel já é maravilhoso.
Eu também tenho minhas fobias, a que mais me atrapalha em viagens é a de altura. Não subo em torres mt altas com chão de vidro, e trilhas em abismos são sempre uma tortura!
Cada um com suas coisas né? Só não podemos deixar de viajar!
Beijão! Parabéns pelo blog!
Ana,
nem me fala. Pior que realmente to tentando me livrar disso, mas cilindro não sei se consigo encarar um dia. Já altura, não tenho medo. Você ía morrer com umas fotos que tenho na sky tower de Auckland. rs
Ah, se você está interessada em se livrar desse medo deveria tentar. Mas o mergulho você tem que estar muito tranquila, você não pode simplesmente se desesperar e subir correndo para a superfície.
Eu também tinha medo, não pelos peixes e sim por medo de afogar, mas um dia decidi tentar e fiquei extasiada! É outro universo! Fora que a própria sensação de flutuar sobre o que se está observando é muito diferente.
Essas torres têm uma vista linda, mas a visita não é divertida, porque fico sofrendo! hehehe Meu medo de altura ainda não me motivou a tentar me livrar dele. Mas quem sabe um dia né?
Já tentei. Tenho pavor da máscara. Para ajudar tenho claustrofobia. Mergulho com cilindro é algo que eu infelizmente sei que nunca farei.