[vc_row][vc_column][vc_column_text]
No Brasil, a responsabilidade em caso de cancelamento ou atraso de voos é sempre da companhia aérea. Cabe a ela prover as opções de acomodação ou assistência.
A ANAC tem uma ótima cartilha sobre o assunto. Vale a pena dar uma lida. http://www2.anac.gov.br/publicacoes/arquivos/Dicas_ANAC_Atrasos_e_Cancelamentos_web.pdf
De forma resumida: em caso de atraso nos voos, procure o balcão da cia aérea e exija seus direitos. São eles:
- Atrasos a partir de 1 hora: a cia deve oferecer comunicação (internet ou telefonemas)
- Atrasos a partir de 2 horas: a cia deve oferecer alimentação aos passageiros lesados
- Atrasos a partir de 4 horas: a cia deve oferecer acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto até o hotel. Se o atraso for na sua própria cidade, a cia poderá oferecer apenas o transporte até a sua residência.
- Atrasos superiores a 4 horas ou cancelamento do voo: a cia deverá oferecer ao passageiro lesado, assistência material e opções de acomodação ou reembolso.
Caso a companhia ofereça outro voo, verifique se é realmente a melhor opção disponível. É sempre bom tirar fotos do painel com os horários do voo e do seu cartão de embarque para ter provas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_message message_box_style=”standard” style=”rounded” message_box_color=”info” icon_type=”fontawesome” icon_fontawesome=”fa fa-info-circle” icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-dial” icon_typicons=”typcn typcn-adjust-brightness” icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-note” icon_linecons=”vc_li vc_li-heart” icon_pixelicons=”vc_pixel_icon vc_pixel_icon-alert”]
Importante: esses direitos valem para o Brasil.
[/vc_message][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”” parallax=”” parallax_image=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
Nos casos de voos internacionais, cada país age de maneira diferente. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, se o atraso for gerado devido às condições climáticas não há compensação para os passageiros. Uma vez, em Chicago, estava chovendo muito, o voo sofreu um atraso de mais de 2 horas e não recebi nada.
Se o atraso for gerado por culpa da companhia aérea (problemas técnicos), aí sim existe compensação (mais ou menos nos moldes do Brasil).
Para evitar surpresas desagradáveis em viagens internacionais, é recomendável fazer um seguro de viagem. Nem só pela proteção da saúde, mas também para esses imprevistos. Por exemplo, a Assist Card (vendido pelo nosso parceiro Real Seguros e o seguro que usei na minha volta ao mundo) oferece reembolso de gastos realizados com alimentação, comunicação, transporte e hotel em atrasos a partir de 6 horas em voos internacionais. Já o seguro da Vital Card (também vendido pela Real Seguros) reembolsa até 5 diárias de hotel, em caso de cancelamento de voo no retorno do viajante, quando motivado por catástrofe climática, como neve, vulcão, tornado.
Veja também o que fazer quando a bagagem é extraviada ou violada.
*Imagem em destaque retirada do site Shutterstock
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]